Secretário de Formação da CUT-PB discute fortalecimento da juventude sindical em evento Nacional

O encontro tem como principal objetivo ampliar a participação dos jovens no movimento sindical com metas projetadas até 2020.

Escrito por: ascom da CUT-PB com informações do Sinpuc • Publicado em: 04/07/2018 - 09:22 Escrito por: ascom da CUT-PB com informações do Sinpuc Publicado em: 04/07/2018 - 09:22

Edição ascom CUT-PB

Durante os dias 2,3 e 4 de julho, o secretário de Formação da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Tião Santos,  leva as demandas da pasta e as contribuições do movimento sindical CUTista para o “1º Encontro do Projeto Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras no Brasil”, que reúne secretários de diversos estados brasileiros. A atividade está sendo realizada no instituto Cajamar, em São Paulo. 

O encontro tem como principal objetivo ampliar a participação dos jovens no movimento sindical com metas projetadas até 2020. Dentre as metas está a articulação da formação sindical de jovens em suas regiões com formações por módulo conforme o avanço do curso. Após essa etapa, todos os secretários serão novamente reunidos num encontro nacional para o mapeamento do impacto gerado e as perspectivas de ampliação das ações.

Tião foi como representante da atual secretária de juventude Jessica Andrade, impossibilitada de ir ao evento e também como mediador da integração existente entre às ações das duas secretarias.

Iniciado na última segunda-feira, o evento segue debatendo a participação dos jovens nas estruturas sindicais até esta quarta, 4 de julho, onde serão encaminhadas propostas 

O “1º Encontro do Projeto Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras no Brasil” é uma iniciativa da CUT Nacional em parceria com a Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB).

Ao retornar, Tião e Jéssica, através dos coletivos de formação e de juventude irão reunir para tratarem de ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, a partir dos encaminhamentos feitos no evento.

De acordo com a secretária nacional da Juventude da CUT, Cristiana Paiva, “até 2020 esses jovens sindicalistas estarão ocupando funções importantes e de responsabilidades dentro da maior central sindical do País”.

Articulação

Tião Santos explicou que as secretarias de Formação e Juventude estão trabalhando em conjunto. “A secretaria de Formação e as demais secretarias caminham juntas. A formação está presente em todas as secretarias”.

O dirigente frisou, no entanto, que está representando Jéssica Andrade e que as demandas relacionadas à juventude no movimento serão objeto de atuação da secretária que já desenvolve ações específicas na CUT da Paraíba.

A responsabilidade não é pequena. Niklaas Hofmman, representante da DGB na América Latina sintetizou: “Sabemos do desafio que o Brasil e os trabalhadores brasileiros terão no próximo período com os retrocessos no mundo do trabalho e também político. Os jovens serão cruciais para o futuro dos sindicatos e da organização dos trabalhadores”.

 

Título: Secretário de Formação da CUT-PB discute fortalecimento da juventude sindical em evento Nacional, Conteúdo: Durante os dias 2,3 e 4 de julho, o secretário de Formação da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Tião Santos,  leva as demandas da pasta e as contribuições do movimento sindical CUTista para o “1º Encontro do Projeto Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras no Brasil”, que reúne secretários de diversos estados brasileiros. A atividade está sendo realizada no instituto Cajamar, em São Paulo.  O encontro tem como principal objetivo ampliar a participação dos jovens no movimento sindical com metas projetadas até 2020. Dentre as metas está a articulação da formação sindical de jovens em suas regiões com formações por módulo conforme o avanço do curso. Após essa etapa, todos os secretários serão novamente reunidos num encontro nacional para o mapeamento do impacto gerado e as perspectivas de ampliação das ações. Tião foi como representante da atual secretária de juventude Jessica Andrade, impossibilitada de ir ao evento e também como mediador da integração existente entre às ações das duas secretarias. Iniciado na última segunda-feira, o evento segue debatendo a participação dos jovens nas estruturas sindicais até esta quarta, 4 de julho, onde serão encaminhadas propostas  O “1º Encontro do Projeto Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras no Brasil” é uma iniciativa da CUT Nacional em parceria com a Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB). Ao retornar, Tião e Jéssica, através dos coletivos de formação e de juventude irão reunir para tratarem de ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, a partir dos encaminhamentos feitos no evento. De acordo com a secretária nacional da Juventude da CUT, Cristiana Paiva, “até 2020 esses jovens sindicalistas estarão ocupando funções importantes e de responsabilidades dentro da maior central sindical do País”. Articulação Tião Santos explicou que as secretarias de Formação e Juventude estão trabalhando em conjunto. “A secretaria de Formação e as demais secretarias caminham juntas. A formação está presente em todas as secretarias”. O dirigente frisou, no entanto, que está representando Jéssica Andrade e que as demandas relacionadas à juventude no movimento serão objeto de atuação da secretária que já desenvolve ações específicas na CUT da Paraíba. A responsabilidade não é pequena. Niklaas Hofmman, representante da DGB na América Latina sintetizou: “Sabemos do desafio que o Brasil e os trabalhadores brasileiros terão no próximo período com os retrocessos no mundo do trabalho e também político. Os jovens serão cruciais para o futuro dos sindicatos e da organização dos trabalhadores”.  



Informativo CUT PB

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.